Contos de fadas. Crescemos ouvindo, lendo e assistindo essas histórias bonitinhas que nossos pais nos contavam, quando líamos os tais contos e, quando principalmente, assistíamos aos filmes. Depois, quando você cresce, descobre que não eram histórias tão bonitinhas assim...
O que você pensaria, ou faria se descobrisse que algumas dessas histórias realmente aconteceram? Se o conto de fadas foi baseado em uma trágica história real?
Nossa história data do século XVI, na região de Waldeck, onde a princesa Margareth Von Waldeck viveu e onde era conhecida por sua extrema beleza.
Neste lugar, as crianças pequenas trabalhavam em minas (por haver muitos espaços apertados nas minas).
Tudo corria aparentemente bem, até que um dia o rei Felipe II, da Espanha decidiu por tomar a mão da jovem em casamento, o que não seria ruim, se ela não tivesse morrido envenenada. A história da jovem donzela que morreu muito cedo, deve provavelmente ter atiçado o imaginário popular.
Nas versões mais antigas da história, falava-se que a madrasta não era madrasta, e sim a mãe da Branca de Neve. E, o mais bizarro é a idade da menina: 7 anos. Não basta você ter ciúme da beleza de outra pessoa, mas tem que ser uma criança de 7 anos e mandar mata-la. OK.
Na versão dos Irmãos Grimm além da idade da menina, não tem “beijo do Amor Verdadeiro” coisa nenhuma. O príncipe é um “Pedo-Necrófilo” que leva o corpo da jovem para seu castelo a fim de que ela sempre permanecesse junto à ele. Mas em um belo dia, um servo, cansado de sua árdua tarefa de ter que carregar um caixão para todo lado(o príncipe encantado falou sério quando disse que queria ela junto com ele o tempo todo) desce a porrada no cadáver, ela apanha tanto que em um dos golpes vomita a maçã envenenada, e volta a vida, e vive feliz para sempre. <3
É isso aí, galera, como disse no post da Bela Adormecida, essas histórias realmente não eram contadas para as crianças, a não ser para colocar medo nelas. Talvez esse não seja o único conto de fadas baseado em uma história real, talvez, a raíz verdadeira dessas histórias não foi nunca registrada, afinal antigamente as histórias, os contos (de terror, principalmente) eram passados de boca em boca... Mas e aí? Prefere a original? Deixa um comentário com a sua opinião!
Legal, queria saber onde tem essas versões primeiras em livros =)
ResponderExcluir